História - 25-01-2024
Rijk Zwaan compartilhará insights com os pioneiros de CEA na Fruit Logistica
As tecnologias modernas podem contribuir para a produção de vegetais seguros e sustentáveis. Isto explica o aumento da popularidade da agricultura em ambiente controlado (CEA - na sigla em inglês) na América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio. A Rijk Zwaan presta consultoria regularmente sobre projetos CEA e, agora, a empresa está organizando um painel de debate chamado “Freshly Forward: Experiences from Pioneers in Controlled Environment Agriculture” na Fruit Logistica em Berlim. O evento ocorrerá na quarta-feira, 7 de fevereiro. “Três pioneiros da CEA irão compartilhar os seus sucessos, bem como as lições aprendidas. Estas informações podem ajudar todos os produtores a crescer e é por isso que convidamos os recém-chegados neste assunto a participar desta sessão”, afirma Frank Bouland, Client Manager da Rijk Zwaan.
Dezenas de projetos CEA
O painel de discussão será moderado por Frank, que está envolvido em dezenas de projetos CEA em todo o mundo, juntamente com o seu colega Shuang Fan. Os membros do painel são Colin Chapdelaine, presidente da Whole Leaf (Canadá), Gert van Straalen, CEO da The Flavor Farm (Reino Unido) e Dirk Aleven, fundador da FoodVentures (Holanda). Todos eles compartilharão suas próprias percepções sobre vários aspectos da CEA. Frank explica: “A CEA é uma forma de produzir alimentos utilizando métodos modernos de cultivo sob condições cuidadosamente controladas em ambientes protegidos, como estufas ou ‘fazendas verticais’. Esta abordagem é comumente aplicada a culturas frutíferas como tomate, pimentão e pepino, mas também pode ser usada para cultivar alface e folhas hidroponicamente.”
Shuang Fan, Dirk Aleven, Gert van Straalen, Colin Chapdelaine
Muitos fatores estão impulsionando a CEA
De acordo com o Client Manager, há muitos fatores que impulsionam o forte aumento do interesse em CEA, e estes serão discutidos com mais detalhes no painel. “A procura por vegetais cultivados localmente, produzidos de forma sustentável e seguros para consumo está aumentando na América do Norte em outros locais. Um ambiente controlado permite reciclar a água e reduzir significativamente o uso de pesticidas. Em segundo lugar, os governos de regiões que incluem a Ásia estimulam projetos que melhoram a autossuficiência, especialmente desde a pandemia da COVID-19. A crescente escassez de mão-de-obra é outro factor que contribui pois a CEA permite automatizar o cultivo de culturas como a alface. E as alterações climáticas ainda são outro fator. Enquanto os produtores de campo aberto enfrentam desafios devido ao aumento das chuvas, secas ou temperaturas extremas, um ambiente controlado ajuda-os a fornecer um produto consistentemente de alta qualidade durante todo o ano. Essa consistência é muito importante, inclusive para grandes varejistas.”
Compartilhando insights para avançarmos juntos
Estas megatendências estão geram um interesse generalizado na CEA em todo o mundo, mas pode ser difícil dar o próximo passo para transformar esse interesse num projeto concreto. Os membros do painel, todos pioneiros da CEA, compartilharão detalhes de suas próprias experiências neste processo. “Quais foram os fatores de sucesso para eles e o que aprenderam? Como a CEA se enquadra no cultivo em campo aberto? E quem são seus parceiros? Os recém-chegados ao setor podem aprender com esses insights. Acreditamos no valor da troca de conhecimento”, explica Frank.
Frank Bouland
Em contato com os especialistas certos
Para obter ajuda com os seus projetos CEA, investidores e produtores podem recorrer à Rijk Zwaan. “Temos consultores e especialistas de mercado em todos os continentes. Com base no nosso conhecimento do mercado de vegetais, podemos aconselhá-los na escolha correta dos produtos. Além disso, temos acesso a uma grande rede de fornecedores especializados em construção de estufas, climatização, substratos, iluminação, irrigação e muito mais. Meu colega Shuang e eu colocamos investidores e produtores em contato com os especialistas certos, tanto interna quanto externamente. Os métodos de cultivo modernos podem ajudar a indústria a avançar, para que possamos aumentar juntos a produção de vegetais seguros e sustentáveis”, conclui Frank.
Junte-se a nós no painel de discussão ‘Freshly Forward: Experiences from Pioneers in Controlled Environment Agriculture’ no Fresh Produce Forum, no Hall 23 | E-03 na quarta-feira, 7 de fevereiro (13h00-14h00), na Fruit Logistica, em Berlim.
‘Freshly Forward, from Foundation to Future’ – este é o tema que a Rijk Zwaan escolheu para enfrentar os desafios de hoje, juntamente com os seus parceiros. Apresentaremos soluções robustas e resilientes, bem como inovações inspiradoras na Fruit Logistica 2024 (Hall 1.2, D-13). Você também está convidado a visitar o Rijk Zwaan Retail Centre em Berlim.