Bon Defense

proteção contra o vírus do mosaico da mancha verde do pepino

Com prazer podemos informá-lo sobre BonDefense

Rijk Zwaan Brasil
Contato

A linha Bon Defense da Rijk Zwaan compreende variedades de pepino com resistência contra o vírus do mosaico da mancha verde do pepino (CGMMV – Cucumber green mottle mosaic vírus)). Este é um vírus persistente que se espalha com muita rapidez e facilidade. As variedades resistentes auxiliam os produtores de pepino em sua batalha contra o CGMMV. Bon Defense faz parte da linha Defense da Rijk Zwaan. No Brasil este vírus é considerado uma praga quarentenária ausente pela IN° 39 de outubro de 2018.


Por que os produtores escolhem Bon Defense


O Bon Defense minimiza a chance de infecção com o vírus do mosaico da mancha verde do pepino (CGMMV), oferecendo benefícios consideráveis para os produtores e seus clientes. A ausência de sintomas de vírus garante maior rendimento e melhor qualidade dos frutos. Além disso, a concentração menor do vírus reduz muito a taxa de transmissão. Graças a esses benefícios, as variedades Bon Defense proporcionam aos produtores mais tranquilidade durante todo o ciclo da cultura.

Benefícios do Bon Defense

Benefícios do Bon Defense


  • Maior rendimento
  • Melhor qualidade de fruto
  • Concentração muito menor e, portanto, menor transmissão do vírus

CGMMV em variedades suscetíveis x variedades resistentes


O CGMMV se espalha de planta em planta mecanicamente, ou seja, é transmitido por equipamentos, ferramentas ou ao manejar as plantas (desfolha, desbrota, colheita, etc). Uma planta suscetível para de crescer e morre logo após ser infectada.

Por outro lado, uma variedade de pepino com a resistência Bon Defense exibe poucos ou nenhum sintoma, continua a crescer e o nível de infecção permanece muito baixo porque a resistência reduz a velocidade com que o vírus se multiplica. Além disso, há uma concentração muito menor do vírus na planta, o que retarda significativamente a propagação do vírus de planta em planta.

variedades resistentes



Os testes revelam diferenças claras


Uma pesquisa independente usando a variedade Bonbon RZ - uma das primeiras variedades Bon Defense - mostrou que o nível de infecção é cerca de 95% menor do que em uma variedade suscetível. O estudo comparou o nível de infecção nesta variedade com uma variedade suscetível padrão para produção de verão e outono na Holanda. Ensaios reais em grande escala e muitos anos de produção comercial já confirmaram isso.

Minimizando o risco de propagação

Embora as variedades Bon Defense sejam resistentes contra CGMMV, elas não são totalmente imunes. Portanto, é essencial manter uma boa higiene no local de trabalho para minimizar a propagação, pois a variedade Bon Defense ainda pode transportar o vírus e transmiti-lo para outras variedades não resistentes.