XX - Photo - Stories - Cercospora on lettuce

Conhecimento - 02-05-2019

Cercospora em alfaces

Cercospora, O que é? O fungo Cercospora longisssima (Cugini) Traverso é o agente causal da cercosporiose da alface. Esta é uma doença considerada de importância menor na maioria dos países, porém, na Costa do Marfim, é responsável pelas maiores perdas nas lavouras de alface. A doença se caracteriza por causar ...

Cercospora, O que é?

O fungo Cercospora longisssima (Cugini) Traverso é o agente causal da cercosporiose da alface.
Esta é uma doença considerada de importância menor na maioria dos países, porém, na Costa do Marfim, é responsável pelas maiores perdas nas lavouras de alface.
A doença se caracteriza por causar manchas necróticas nas folhas, depreciando seu valor comercial.
O patógeno tem ampla distribuição mundial, sendo mais comum nos trópicos e subtrópicos. No Brasil, existem registros da doença nos estados do Amapá, Espírito Santo, Minas Gerais e nas regiões Sul e Sudeste.

Como ocorrem/como identificar?

A doença começa a se manifestar nas folhas mais velhas e inferiores como diminutas manchas marrons, rodeadas por um tecido clorótico, evoluindo para manchas irregulares ou angulares, variando de coloração canela a marrom. As lesões totalmente desenvolvidas são ligeiramente deprimidas e necróticas. Os sintomas se dispersam progressivamente para a parte superior da planta, podendo ocupar áreas extensas nas folhas devido à coalescência das lesões.

E podem ser reconhecidas também por manchas marrons nas folhas externas. No centro desses pontos há um ponto marrom amarelo-claro típico (como um olho) geralmente começando nas folhas externas, em seguida, se espalhando para as folhas mais jovens.

E podem ser reconhecidas também por manchas marrons nas folhas externas. No centro desses pontos há um ponto marrom amarelo-claro típico (como um olho) geralmente começando nas folhas externas, em seguida, se espalhando para as folhas mais jovens.

O que causa/condições favoráveis?

Cercospora acontece sob condições úmidas; muitas vezes quando a cultura produzida está molhada. Umidade relativa alta e água livre sobre as folhas por um período não inferior a 24 horas, assim como temperatura na faixa de 15-30 °C, são condições que favorecem o desenvolvimento da doença.

Como manejar?

Evite que a cultura fique muito molhada. Melhore a ventilação para que a umidade perto das plantas não seja muito alta. Reduzir a densidade também pode ajudar

Assine nosso blog

Receba artigos de pesquisa com dicas de manejo para te ajudar a melhorar sua produção