RZBR150907_018_Verduras Miyayaciki

Knowledge Sharing - 06-05-2019

Queima de borda em alfaces

Queima de borda, O que é? Basicamente falta de Cálcio, porém por diversos fatores. Pois bem: todas as plantas necessitam de pelo menos 16 elementos químicos na sua composição: CHO (Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, os quais basicamente do ar e da água); NPK Nitorgênio, Fósforo e Potássio, os macronutrientes exigidos em ...

Queima de borda, O que é?

Basicamente falta de Cálcio, porém por diversos fatores.

Pois bem: todas as plantas necessitam de pelo menos 16 elementos químicos na sua composição: CHO (Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, os quais basicamente do ar e da água); NPK Nitorgênio, Fósforo e Potássio, os macronutrientes exigidos em maior quantidade dentre os adubos e que definem as fórmulas comerciais; Ca Mg e S (Cálcio, Magnésio e Enxofre, os macronutrientes secuncários) e micronutrientes: Ferro; Boro; Cobre; Manganês; Zinco; Molibdênio e Cloro (podendo, dependendo da literatura, incluir o Níquel, Cobalto e/ou silício) e cada uma tem uma função no metabolismo da planta.

Em suma, o Cálcio como em animais fazem os ossos, em plantas, ele é estrutural da parede da célula, como se fossem os tijolos de uma construção.

Como ocorrem?

Ou por este não existir na solução hidropônica (existe isso? Sim, dependendo da combinação dos sais, já que para estoque, nem sempre ele é compatível com outros elementos do adubo e a maioria destes não tem Cálcio) ou, mesmo sendo fornecido e em quantidade recomendada, pela dificuldade de absorção pela planta, os quais existem inúmeros fatores:

1) Pela falta de Boro. Este é um micronutriente que faz o papel de pedreiros na planta, se juntando com o Cálcio (os tijolos) e carregando-o pela planta (este só é exigido em menor quantidade da mesma forma que não precisamos da mesma quantidade de pedreiros que tijolos, numa construção).

2) Pelo aumento excessivo de temperatura. Assim como o tijolo, ele é pouco móvel na planta e existem na solução, elementos muito mais fáceis de serem absorvidos, como o nitrogênio e a água, sendo que estes aumentam o tamanho do tecido sendo construído. Estes, expostos à incidência solar, por exemplo, por não ter Cálcio na parede, ficam suscetíveis à queima. No caso de folhas de alface, seriam nos bordos (os últimos a serem formados), mas quando há deficiência de Cálcio, mas sem luz, pode se ver uma fenda no interior do caule ou no miolo das folhas.

3) Pela falta prolongada de água. Em hidroponia pode haver isso? Sim, quando o intervalo entre os pulsos de solução (sistema intermitente) são muito distantes ou uma falha do sistema (por exemplo, queda de energia), ficando a absorção dos minerais da solução sendo comprometida e sentida principalmente nos minerais menos móveis (sem problema durante à noite, pela atividade da planta e por não ter luminosidade+calor – mas tomar cuidado com ressecamento de raízes).

4) Pelo excesso de água ou condição de saturação permanente de planta.

O que causa?

Menor resistência do tecido, queima de borda das folhas em formação, podem ter fendas no meio do caule e em condições severas, má formação das folhas em crescimento.

E claro, com menor resistência e ferimentos (queima) são como porta de entrada para inúmeros patógenos, entre fungos e bactérias, embora estes possam destruir o tecido para infectar a planta.

Como manejar?

O ideal é que as plantas tivessem um bom suprimento de alguma fonte de Cálcio na solução circulante hidropônica;

Em períodos de calor e rápido crescimento de folhas, é interessante que se pulverizem, de cima para baixo, fertilizantes líquidos e foliares, contendo Cálcio (de preferência, também o Boro); Apesar de existirem produtos preparados, de uma forma geral, estes não são compatíveis com a maioria dos defensivos químicos ou outros fertilizantes, não devendo ser aplicados em misturas.

Minimizar altas temperaturas e diminuir a luminosidade, quando possível é interessante para evitar o problema.

Assine nosso blog

Receba artigos de pesquisa com dicas de manejo para te ajudar a melhorar sua produção