XX | Featured | Stories | Trips in peppers

Conhecimento - 03-07-2020

Tripes em pimentões

Tripes, O que é? Tripes é um tipo de inseto de tamanho pequeno e corpo alongado. Esta praga é capaz de afetar uma grande variedade de plantas e são difíceis de localizar e diagnosticar devido ao tamanho reduzido. São de difícil constatação nas lavouras recém-plantadas, mas podem ser facilmente encontrados ...

Tripes, O que é?

Tripes é um tipo de inseto de tamanho pequeno e corpo alongado. Esta praga é capaz de afetar uma grande variedade de plantas e são difíceis de localizar e diagnosticar devido ao tamanho reduzido. São de difícil constatação nas lavouras recém-plantadas, mas podem ser facilmente encontrados nas inflorescências. Também vivem sobre folhas, brotos e flores. Pode afetar com danos diretos às plantas pela sucção da seiva afetando de forma negativa o desenvolvimento dos frutos e, de forma indireta, transmitindo viroses, como o “vira-cabeça”.

Tanto a fase jovem quanto a fase adulta do tripes atacam as folhas, raspam a superfície foliar e sugam a seiva que extravasa alimentando-se da seiva das plantas, provocando o dobramento dos bordos para cima e a descoloração esbranquiçada. Quando o ataque ocorre nas inflorescências, a descoloração é avermelhada e pode resultar em esterilidade das flores. O desenvolvimento da população da praga evolui conforme o crescimento das plantas, atingindo seu pico no florescimento.

Há ocorrência, geralmente, é sob em condições de temperaturas baixas e estiagem.

Controle

  • Químico: recomenda-se a utilização, quando possível, do manejo integrado de pragas. Deve ser usado de maneira racional, pois o uso indiscriminado de produtos químicos favorece o aumento populacional das pragas. Deve-se utilizar apenas produtos registrados para a cultura, nas dosagens recomendadas e alternar o uso de princípios ativos, de maneira a retardar o aparecimento de insetos resistentes.
  • Além do controle químico, há diversas outras ações importantes de manejo e práticas culturais que ajudam a combater os insetos, como os abaixo:
  • Plantar na época de menor incidência da praga.
  • Instalar o viveiro longe de áreas de culturas que possam ser atacadas pelo tripes.
  • Manter o viveiro limpo, bem como a área de transplante.
  • Arrancar e queimar as plantas com sintomas de viroses.

Assine nosso blog

Receba artigos de pesquisa com dicas de manejo para te ajudar a melhorar sua produção