Conhecimento - 04-03-2021
Doenças de Alface no Brasil
O cultivo de alface no Brasil ocorre durante todo o ano e as plantas estão expostas ao ataques de doenças de plantas. As doenças que afetam as plantas de alface são bacterianas, fúngicas ou viroses. Doenças fúngicas A gravidade dos danos causadas por essas doenças nas culturas de alface varia ...
O cultivo de alface no Brasil ocorre durante todo o ano e as plantas estão expostas ao ataques de doenças de plantas. As doenças que afetam as plantas de alface são bacterianas, fúngicas ou viroses.
Doenças fúngicas
A gravidade dos danos causadas por essas doenças nas culturas de alface varia consideravelmente de acordo com o tipo de doença, método de produção agrícola (campo aberto, hidroponia etc), variedade de alface, estação do ano e outros fatores. Muitas doenças da alface podem causar danos consideráveis e, ocasionalmente, completar a perda de sua produçãoEmbora o cultivo protegido (estufas) proteja a produção da chuva e do vento, elementos que geralmente influenciam o desenvolvimento de doenças, temperaturas mais elevadas e umidade altas costumam promover o crescimento de patógenos (por exemplo, murcha de fusarium, míldio). Uma vez estabelecida uma doença em uma cultura protegida, ela pode causar danos mais severos e mais rapidamente do que no cultivo em campo aberto. A rega, a ventilação e o aquecimento precisam ser cuidadosamente administrados em cultivos protegidos para garantir que a umidade não permaneça nas folhas por períodos prolongados.Um ambiente protegido bem controlado pode ser muito eficaz no manejo de algumas doenças, reduzindo a ocorrência de germinação e / ou infecção de esporos.A produção em sistemas hidropônicos oferece maior produção (mais ciclos de cultivo por ano) e permite uma melhor higiene entre as colheitas; a dificuldade de manejar solos contaminados por espécies de Fusarium, Rhizoctonia ou Sclerotinia não é mais um problema. No entanto, as culturas cultivadas em sistemas hidropônicos não são imunes a doenças infecciosas, e o risco de surtos generalizados de algumas doenças (por exemplo, pythium) aumenta.Leia mais sobre as doenças fúngicas:
Doenças provenientes de bactéria
Existem duas doenças bacterianas bastante comuns que a maioria dos produtores de alface encontra de tempos em tempos: mancha bacteriana e podridão bacteriana. A mancha bacteriana se manifesta como lesões aquosas nas folhas principalmente mais velhas. Estes desenvolvem-se em manchas ou manchas irregulares de marrom a marrom escuro com uma borda mais clara. O nível de infecção dependerá da persistência do clima favorável. Na maioria dos casos, afeta mais a qualidade da alface do que restringir o crescimento da planta. A temperatura ideal é de 22 ° C a 23 ° C e são necessários apenas um período frio de chuva para causar um surto.A podridão bacteriana afeta várias culturas diferentes e está associada a condições úmidas e danos à planta. Como o próprio nome indica, a doença causa uma podridão acastanhada, “macia”, viscosa e fedorenta nas áreas infectadas. É freqüentemente encontrado na cabeça da alface, geralmente começando de um lado e depois se espalhando. Pode passar despercebida até que as folhas sejam removidas e é comum em plantas que foram armazenadas por alguns dias. Pode se espalhar muito rapidamente quando as condições são favoráveis. Não é preciso muito ferimento para desencadear a infecção em condições úmidas. Até danos causados por trips podem iniciá-lo.
Viroses
Os vírus são de particular importância porque são difíceis de controlar e seus vetores estão presentes o ano todo. Os vírus afetam a qualidade das folhas, comprometendo a apresentação da planta e impossibilitando a comercialização destas. Dependendo das condições ambientais e do grau de cuidado dado à cultura, os vírus podem ser responsáveis pela perda completa da colheita. Mesmo sob cultivo hidropônico é possível ter a ocorrência desta doença que foram identificados em diferentes regiões produtoras do Brasil.Leia mais sobre as doenças fúngicas:
Pragas
Obviamente, há também uma variedade de pragas que atacam plantas de alface e muitas delas espalham doenças comuns à medida que se deslocam de planta em planta.Tais como:
Assine nosso blog
Receba artigos de pesquisa com dicas de manejo para te ajudar a melhorar sua produção